FECITEL – FEIRA DE CIÊNCIAS E
TECNOLOGIA DO LICEU
DATA:
31 de Agosto e 01 de Setembro de 2012
REGULAMENTO
1.
Objetivos:
- Incentivar a atividade científica, através da elaboração e execução de projetos científicos, auxiliando assim na construção do conhecimento;
- Promover em alunos e professores o domínio de diferentes linguagens, ao desenvolver registros e comunicações de forma escrita, gráfica e artística de forma individual ou coletiva, como a produção, a utilização e o intercâmbio de textos, vídeos ou mais recursos áudio visuais e tecnológico;
- Estabelecer relações dinâmicas dos conhecimentos específicos das disciplinas da base comum do ensino médio e técnico com problemáticas sociais, culturais, econômicas e ambientais, de caráter local, regional, nacional ou global, assim com promover ações solidárias entre os participantes de evento e entre estes e as comunidades escolar e extra-escolar;
- Promover o desenvolvimento da criatividade e capacidade inventiva e investigativa nos alunos para despertar vocações;
- Despertar no aluno o espírito de equipe, levando-os a uma maior reflexão sobre atitudes de cidadania.
2.Composição
das equipes:
- As equipes deverão ser formadas por no máximo 07 (sete) alunos, podendo ser de salas diferentes, para a construção dos trabalhos científicos ou tecnológicos.
- Cada equipe só poderá inscrever um único projeto.
3.Inscrição
- No ato da inscrição deverá ser entregue o resumo. Para a construção do resumo vide anexo I. Os resumos deverão ser entregues no período de 16 e 17 de Agosto de 2012 na Sala de Multimeios nos horários nos intervalos de lanche e almoço.
- A entrega dos projetos será no dia 22 de agosto de 2012 no Centro de Multimeios nos intervalos de lanche e almoço.
- As inscrições para as palestras serão nos dias 23 e 24 de Agosto de 2012. E no ato da inscrição o aluno inscreverá o pai e/ou responsável na palestra específica. A FECITEL ofertará 03 palestras, para 35 participantes cada.
- Não serão aceitas inscrições fora do período estipulado ou fora do padrão exigido.
- O projeto só poderá ser inscrito após análise dos resumos pelos professores coordenadores das disciplinas e assinado pelo professor orientador escolhido pela equipe.
4.
Projetos
- Cada equipe deverá escolher um tema relacionado com quaisquer uma das áreas do conhecimento: Ciências da Natureza e suas Tecnologias ( Matemática, Física, Química e Biologia), Linguagens e Códigos e suas Tecnologias ( Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, Educação Física e Artes) e Ciências Humanas e suas Tecnologias (História, Geografia, Filosofia e Sociologia) bem como das disciplinas dos recursos profissionalizantes.
- A escolha do tema e a elaboração do Projeto são de inteira responsabilidade das equipes.
- Fica proibida toda e qualquer atividade que possa colocar em risco a integridade das pessoas, do espaço físico e do patrimônio da Instituição.
5.
Pré-seleção
- A pré-seleção dos trabalhos será feita pela equipe de professores das áreas afins. Serão selecionados os trabalhos que tem coerência com o tema escolhido pela equipe.
- Cada equipe deve procurar os professores das áreas afins para mostrar-lhes o seu pré- projeto para apreciação do mesmo, no intuito de se evitar que ele seja vetado, não dando oportunidade a equipe de reformulação.
- Cabe ao Centro de Multimeios avaliar a formatação do projeto ( se está de acordo com as Normas da ABNT)
6.
Exposição e Apresentação dos trabalhos
- Nos dias da exposição os trabalhos deverão está no local com meia hora de antecedência. Caso a equipe necessite de equipamentos do laboratório, deverão encaminhar requerimento para os responsáveis pelos laboratórios no ato da inscrição e se responsabilizar pelos possíveis danos causados aos materiais.
- Os equipamentos dos laboratórios só serão liberados no dia da montagem dos stands no período da tarde.
- As palestras acontecerão no período da tarde a partir das 13:30 do dia 01 de setembro de 2012 e as inscrições deverão ser realizadas dentro do prazo estipulado no CMM ( Centro de Multimeios ) .
- Os projetos deverão ser montados no dia 30/08/2012 no período da tarde. E apresentados no dia 31/08/2012 das 8h as 16h30min. Cada equipe será responsável pela desmontagem e limpeza do local do seu stand no dia seguinte: sábado ( 01 de setembro) no período da tarde a partir das 13h30min.
- A equipe que se ausentar da exposição antes dos horários previstos, cometerem atos de indisciplina ou não cumprir com as determinações dos itens pré-inscritos terá a sua nota anulada pela comissão organizadora.
- Fica a critério e de responsabilidade dos componentes da equipe informações ou empréstimos de materiais a outras instituições. Quando isso ocorrer, a equipe deverá comunicar o professor orientador.
Todos
os projetos devem ser apresentados na forma de BANNER , seguindo o
padrão estabelecido pelo evento.
- Os projetos, para serem expostos, precisam da aprovação da comissão coordenadora da FECITEL.
- No caso de construção de maquetes, a equipe deverá utilizar materiais ecologicamente corretos. Deve-se evitar, por exemplo o uso do isopor, devido ao tempo que esse material demora para se decompor.
- As equipes deverão evitar a construção de trabalhos que serão afixados em paredes de grande dimensão para não danificá-las, como também, ocasionar poluição visual.
- Para apresentação, os alunos poderão utilizar tanto a sua sala de aula, como também o pátio e corredores conforme aprovação da comissão organizadora.
7.
Avaliação
- As equipes serão avaliadas por professores e profissionais competentes, e, de preferência, da área o qual o trabalho foi realizado.
- Os componentes das equipes terão 01 ponto na média, na disciplina em que o trabalho foi realizado e 01 ponto em outra disciplina que o aluno escolher, não permitindo assim o acúmulo de pontos. Nas disciplinas dos cursos profissionalizantes a pontuação só ocorrerá no encerramento do módulo.
- Cada item avaliado terá uma pontuação de 0 à 10. Sendo que no item 10 ( ARTICULAÇÃO DOS ALUNOS NA PALESTRA ) os 10 pontos serão divididos pelo nº de participantes de pais e/ou responsáveis.
- A pontuação da FECITEL 2012 será somada a média do 3º bimestre.
8.
Aspectos considerados durante a avaliação dos projetos:
(
AVALIADORES EXTERNOS )
1.
Conhecimento científico;
2.
Alcance dos objetivos;
3.
Participação dos componentes da equipe;
4.
Aspectos visuais do trabalho;
5.
Exibição oral;
(
AVALIADORES INTERNOS )
1.
Organização geral (inclusive a limpeza e a organização do local
da exibição);
2.
Pontualidade;
3.
Criatividade;
4.
Envolvimento
5.
Articulação dos alunos na Palestra
9.
Disposições Gerais
Casos
omissos serão resolvidos pela comissão organizadora do evento.
COMISSÃO
ORGANIZADORA:
Coordenadoras
Escolares: Boaz David, Dlandia, Ana e Iástenka
Coordenadores
de Curso: Isaac, Marilia e Rogéria.
Apoio: Professores, Secretaria e
Centro de Multimeios.
AVISOS DA FECITEL – 2012
DATA: 31
DE AGOSTO E 01 DE SETEMBRO DE 2012
MONTAGEM DA FEIRA: 30
DE AGOSTO À TARDE
PERÍODO DE INSCRIÇÃO: 16
E 17 DE AGOSTO DE 2012 ( SÓ SERÁ ENTREGUE O RESUMO
DATA DAS INSCRIÇÕES DAS
PALESTRAS: 23 E 24 DE AGOSTO DE
2012
PERÍODO IMPRETERÍVELMENTE:
NOS INTERVALOS DE LANCHE E ALMOÇO
LOCAL:
CENTRO DE MULTIMEIOS
CADA PROJETO: TEM
QUE SER ESCOLHIDO UM PROFESSOR PARA SER ORIENTADOR
SOBRE O ITEM 10: OS
10 PONTOS SERÃO DIVIDIDOS PELA QUANTIDADE DE PAIS E/OU RESPONSÁVEIS
DOS ALUNOS INSCRITOS NAS EQUIPES ( DIVIDIDOS
PROPORCIONALMENTE )
PONTUAÇÃO: 01
PONTO NA MÉDIA, NA DISCIPLINA EM QUE FOR REALIZADO O TRABALHO E EM
OUTRA DISCIPLINA QUE O ALUNO ESCOLHER.
SLOGAN DEVE SER DE ACORDO COM O
TEMA DA FECITEL: FEIRA DE
CIÊNCIA E TECNOLOGIA
DATA
DA ENTREGA DO SLOGAN NA COORDENAÇÃO: 09 DE SETEMBRO DE
2012
CONTENDO NOME, TURMA E CURSO
CRITÉRIO DE AVALIAÇÃO:
PASSAREMOS NAS SALAS PARA ESCOLHA DE FORMA DEMOCRÁTICA E CONSCIENTE.
OBS: QUEM FOR PARTICIPAR, DEVE OBSERVAR AFIXADO NA SUA SALA DE AULA O PADRÃO DO RELATÓRIO QUE DEVERÁ SER ENTREGUE NO ATO DA INSCRIÇÃO!
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